Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Lisboa dos Descobrimentos - Belém.

Circuitos Lisboa  Belem.jpg

Distancia – 35 kms.  Dificuldade – Média. Circuito – Urbano.  Duração – 1 dia

 

Museu do Coches - O Museu Nacional dos Coches recebeu o Prémio da Melhor Aplicação de Gestão e Multimédia. Criado por iniciativa da Rainha D. Amélia de Orleãns e Bragança, mulher do rei D. Carlos I, o “Museu dos Coches Reaes”, como então se chamava, foi inaugurado no dia 23 de Maio de 1905

museu-coches.jpg

 

Pastéis de Belém - No início do Século XIX, em Belém, junto ao Mosteiro dos Jerónimos, laborava uma refinação de cana-de-açúcar associada a um pequeno local de comércio variado. Como consequência da revolução Liberal ocorrida em 1820, são em 1834 encerrados todos os conventos de Portugal, expulsando o clero e os trabalhadores. Numa tentativa de sobrevivência, alguém do Mosteiro põe à venda nessa loja uns doces pastéis, rapidamente designados por "Pastéis de Belém".

pasteis-de-belem2.jpg

 

Mosteiros dos Jerónimos – Sec. XVI, com arquitectura manuelina, este Mosteiro é o mais notável conjunto monástico português do seu tempo e uma das principais igrejas-salão da Europa, estando classificado como Monumento Nacional desde 1907 e como património mundial da UNESCO desde 1983. Em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal.

mosteiro dos Jeronimos.jpg

 

Museu da Marinha – Foi o Rei D. Luís, o único monarca português que comandou navios, quem começou por escrever a história do Museu de Marinha. A 22 de Julho de 1863, decreta a constituição de uma coleção de testemunhos relacionados com a atividade marítima portuguesa. Reflecte o louvável esforço de preservação, que se observou durante os séculos XVI e XVII. Foi o caso da Rainha D. Maria II, que em muito contribuiu para a constituição do núcleo de peças inicial deste museu, ao oferecer à Real Academia dos Guardas-Marinha - predecessora da Escola Naval - os modelos de navios existentes no Palácio da Ajuda.

museu marinha.jpg

 

CCB - Centro Cultural e Belém - Foi iniciado em Setembro de 1988 e concluído em Setembro de 1993. Na base da sua construção esteve a necessidade de um equipamento arquitectónico, que pudesse acolher, em 1992, a presidência portuguesa da União Europeia, e que, ao mesmo tempo, pudesse permanecer, como um pólo dinamizador de actividades culturais e de lazer. O grande auditório acomoda 1429 lugares, o pequeno auditório tem uma lotação de 310 lugares e a Sala de Ensaio comporta 85 lugares. Ainda dispõe de quatro galerias que apresenta e produz exposições de artes plásticas, arquitectura, design e fotografia

ccb.jpg

 

Jardim de Belém – Jardim Vasco da Gama, normalmente conhecido apenas por Jardins de Belém é uma extensão de cerca de cinco hectares relvados e rodeados por uma orla de árvores. Situado no local onde antes existia a praia de onde saiam as naus na época dos Descobrimentos, este trabalho do arquiteto paisagista António Saraiva tem ao centro uma estátua dedicado ao navegador que lhe dá nome, Vasco da Gama.

jardim de Belém.jpg

 

Padrão dos Descobrimentos - O Monumento aos Descobrimentos (ou Padrão dos Descobrimentos; ou Monumento aos Navegantes) localiza-se na freguesia de Belém, na cidade e Distrito de Lisboa, em Portugal. Em posição destacada na margem direita do rio Tejo, o monumento original, em materiais perecíveis, foi erguido em 1940 por ocasião da Exposição do Mundo Português para homenagear as figuras históricas envolvidas nos Descobrimentos portugueses; a réplica atual é posterior, tendo sido inaugurada em 1960. Para além da estátua principal do Infante Dom Henrique, o Navegador, segurando um modelo de uma caravela, de ambos os lados das rampas do monumento há um total de 32 figuras da história dos descobrimentos, especificamente (da esquerda para a direita).

padrao descobrimentos.jpg

 

Torre de Belém - A Torre de Belém é um dos monumentos mais expressivos da cidade de Lisboa. Localiza-se na margem direita do rio Tejo, onde existiu outrora a praia de Belém. Inicialmente cercada pelas águas em todo o seu perímetro, progressivamente foi envolvida pela praia, até se incorporar hoje à terra firme. O monumento destaca-se pelo nacionalismo implícito, visto que é todo rodeado por decorações do Brasão de armas de Portugal, incluindo inscrições de cruzes da Ordem de Cristo nas janelas de baluarte; tais características remetem principalmente à arquitetura típica de uma época em que o país era uma potência global (a do início da Idade Moderna).  Esta fortificação integrava o plano defensivo da barra do rio Tejo projectado à época de João II de Portugal (1481-1495). Classificada como Património Mundial pela UNESCO desde 1983, foi eleita como uma das Sete maravilhas de Portugal em 7 de julho de 2007.

torre de belem.jpg

 

Museu do Oriente – A abertura do Museu do Oriente, em 2008, marcou um novo ciclo na vida da Fundação Oriente. Os princípios que determinaram a sua criação mantêm-se, como se mantém a vontade de bem servir Portugal e a vocação de contribuir para o encontro entre Ocidente e Oriente e para uma relação entre civilizações em que o conhecimento, a arte e também as relações económicas substituam a ignorância, o fanatismo e a guerra. A ressurgência internacional da China e da Índia e a importância crucial das relações de Portugal e da Europa com a nova Ásia são hoje uma manifesta realidade. E se a diplomacia e as relações económicas são essenciais, elas terão, porém, de assentar, tal como no passado, nas artes, nas ciências e na cultura, que podem representar formas duradouras de convergência entre as grandes civilizações. A exposição permanente “Presença Portuguesa na Ásia” é digna de ser visitada.

museu do oriente.jpg

 

Museu Nacional de Arte Antiga – Criado em 1884, habitando, há quase 130 anos, o Palácio Alvor e cumprindo mais de um século da atual designação, o MNAA - Museu Nacional de Arte Antiga alberga a mais relevante coleção pública portuguesa, entre pintura, escultura, ourivesaria e artes decorativas, europeias, de África e do Oriente. Composto por mais de 40000 itens, o acervo do MNAA compreende o maior número de obras classificadas pelo Estado como “tesouros nacionais”. Engloba também, nos diversos domínios, obras de referência do património artístico mundial.

museu-nacional-de-arte-antiga.jpg

Post by: Turiventos

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 00:11



Mais sobre mim

foto do autor



Posts mais comentados


Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D