Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Tour Lisboa 2 - A cidade entre colinas ‐ Bairro Alto ‐ Mouraria 

 

Percurso: A cidade entre colinas ‐ Bairro Alto ‐ Mouraria
Local: Lisboa

 

Circuitos Lisboa 2.jpg

 

 

Distancia: 3,5 kms. Dificuldade: Baixa Circuito: Urbano Duraçao (aprox):
- Pedestre - 4/5 horas

Locais a visitar:


Jardim Princípe Real: Jardim com um cedro com 20 mts altura, sore o reservatorio de água da patriacal

PReal2.JPG


Miradouro S. Pedro Alcantara: Vista para a baixa de Lisboa, Castelo de S.Jorge e um painel de azuleijos onde se pode identificar os locais que se avistam do miradouro.

Miradouro-de-Sao-Pedro-de-Alcantara-Lisboa-1-21.jp


Convento do Carmo: Igreja e Convento do Carmo, foram fundados em 1389, por D. Nuno Alvares Pereira, o Santo Condestável, em memória da vitária de Aljubarrota. Funciona o Museu da Arquitetura, o mais antigo museu de Portugal.

convento do carmo.jpg

 

Largo de Camoes: No centro da Praça, encontra-se a estátua de Luis Camoes, poeta de "Os Lusiadas".

Largo_Camoes_in_Chiado_district (1).jpg

 

Teatro S. Luis: Fundado em 1894, por um empresário do teatro do Rio Janeiro, foi sala cinematográfica e atualmente e palco de actividades culturais e educativas

teatro-sao-luiz.jpg

 

Teatro S. Carlos: Fundado em 1793, permanece até a atuailidade como o únco teatro vocacionado para a ópera e música coral sinfónica, situado num centro histórico

teatro s carlos.jpg

 

Chiado: Local situado entre o Bairro Alto e a baixa lisoeta, frequentado por personalidades literárias e a vida boémia da cidade.

chiado.jpg

 

Praça do Rossio: Também conhecida por Praça D. Pedro V, um dos centro nevrálgicos da cidade, onde encontramos a estatua, as fontes gémeas, o Teatro Nacional D. Maria II e a arquitetura das suas calçadas.

vista--rossio-praça_3671.jpg

 

 

Teatro D. Maria II: Fundado em 1836, por altura do aniversário de D. Maria II, foi mais tarde incubido por Passos Manuel a Almeida Garrett a organizaçao de pensar o teatro. Construido com o estilo neoclássico.

teatro d maria.jpg

 

Praça dos Restauradoes: Situado em plea cidade, junto ao Rossio, ostenta um oblisco no meio da Praça recordando a libertaçao do pais do dominio espanhol em 1 de dezembro de 1640.

view-of-praca-dos-restauradores.jpg

 

Coliseu dos Recreios: Inaugurada em 1890 como a grande sala de espetáculos de Lisboa. Inovadora peçla sua arquitetura em ferro.

coliseu recreios.jpg

 

Pra;a da Figueira: Antes do terramoto de 1755, era ocupado pelo Hospital de Todos-os-Santos. Após o terramoto, foi transformado no principal mercado de Lisboa. Atualmente ostenta a estátua de D. Joao I.

praça figueira.jpg

 

Praça Martim Moniz: Praça com o nome de um cavaleiro que defendeu a entrada numa das portas de acesso ao castelo mouro (S.Jorge), por altura da conquista de Lisboa por D. Afonso Henriques. Por esta praça podemos entrar na Mouraria.

praça martim moniz.jpg

 

Mouraria: Um dos bairros mais tipicos de Lisboa, nome dado por D. Afonso Henriques, após a conquista de Lisboa aos mouros, confinando aquela zona aos mucçulmanos. Com as suas mledias e canticos deram origem ao Fado. O seu maior expoente deve-se a Maria Severa, fadista que viveu naquele bairro.

Capa2_DiaPortugalMouraria1.jpg

Post  by: António Duro

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:22



Mais sobre mim

foto do autor



Posts mais comentados


Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D